A vida só tem um sentido e é para frente. - (Leone)



Autor do texto: Leone Da Costa   

E quando as coisas não dão certo? Você estava preparado pra isso? 

Nos preparamos sempre para o melhor. Porque objetivamos, determinantemente, ser otimistas. Entretanto, há o cuidado para não sermos utópicos, irrealistas, imaginosos e até tolos. Agir assim pode ser irresponsável; afinal, nos recusamos a nos preparar para o pior, mesmo ele sendo parte da nossa realidade e da vida! Claro, é algo ruim, e inferimos que por esta razão devemos fingir que este outro lado da moeda da vida inexiste, que precisa ser tapado, oculto, abafado; e com isso não sabemos como lidar com ele quando vem à tona. Ficamos surpresos. Consequência: falta de habilidade em lidar com a vida, com os problemas e incontáveis frustrações. 

Então, precisamos nos preparar de antemão para isso, antes de qualquer resultado. 

Estar aberto para a vida e para as pessoas é se permitir receber o que tiver de vir. Seja bom ruim ou bom, é importante estarmos apenas abertos e preparados. É sobre prevenção. Não temos como controlar, no final das contas. Resistir à isso, é construir frustação; é ir na contramão da realidade da vida. 

Viver é aprender a aceitar o que a vida tiver para dar e como ela é, com seu lado bom e ruim. Viver é assim: altos e baixos, dor e alegria, amor e amargura; e invariavelmente experenciamos todos por sermos humanos simples e ignorantes.

Queremos; eu sei o quanto queremos as coisas. Mas, nem tudo podemos ter. E nem tudo o que queremos é pra gente. E quando não conseguimos algo, é ruim, é chato; porém precisamos aprender a aceitar este lado ruim o quanto antes. Precisamos desenvolver esta tática; olhar para si no espelho e incondicionalmente aceitar o que tiver de vir, abrir-se; mesmo quando querendo somente o lado bom, que é o que todo mundo quer. É necessário, no entanto, colocar o lado ruim na mesa, também, pois ele pode vir. E o resultado, sendo ele bom ou ruim, você já havia escolhido; então, doerá? Com certeza bem menos, eu garanto!

Às vezes, não se trata de sermos otimista, ou pessimistas, mas realistas e prudentes. Há momentos muito peculiares em que devemos aprender a nos preparar para receber um não, ou para fechar aquela porta, ou para abandonar, para virar as costas; e ainda querendo o que lado bom do jogo. O que não se pode fazer, é negar o lado ruim antes de chegar o resultado. Lidar com ele antes do resultado, evita muita decepção.

Agora, do que jamais podemos desistir, é de nós mesmos. Do nosso propósito. Do nosso futuro, dos nossos valores. Algumas portas de trancam, e jamais poderemos desistir de tudo.

A vida tem somente um sentido, e é para frente. É importante sempre continuar, e fazendo o que é bom para você - com ética.

E, também, na vida, todo final é sempre um novo começo.


  

Sobre o autor:  

Leone Da Costa   
27 anos. Professor. Idealizador do blog Papicher. Leonino.  De tudo que tenho na minha vida; viajar, aprender e livros são minhas paixões! Mais do que isso, poder compartilhar tudo o que eu tenho aprendido até aqui. Também escrevo para o site O Segredo. Apaixonado pela vida., I make myself .
                




Nenhum comentário

About me

Papicher 2014©. Tecnologia do Blogger.