PÓSCONCEITO - Viva e deixe os outros viverem - (Walter Keppler)



Sobre o Autor: 
Gestor Comercial aposentado. 62 anos. Salzburg, Áustria. Sou o que Sou e Sempre o Serei. Brasileiro, do Estado de São Paulo, e vivo atualmente na Áustria. Tenho 62 anos e já andei pelo Brasil inteiro e conheci pessoas, lugares e culturas das mais variadas. Quero andar pelo mundo porque onde tem gente, tem movimento, conflitos e soluções. E  por  isso  criei  meu  "slogan "  favorito que  me  acompanha  sempre: "Uma Razão A+ para Acreditar na Vida".  MeWe: https://mewe.com/i/kgwgeorg  
¹  ²         


O MUNDO EVOLUI, E VOCÊ?


Impressionante como se tornou uma reação espontânea o Preconceito racial, de gênero, cultural e social. 


Pósconceito é o que define a ação de se chegar ao mesmo lugar por vias diferentes.


É incrível como o Ser Humano é tendencioso quando o assunto trata dos valores e costumes alheios...


Dentre todas as espécies conhecidas em nosso mundo, sem dúvida, o Homem é o Ser mais preconceituoso que existe... Quer seja em relação a gênero, número e grau comparativo.


Porém, o Sistema a que estamos submetidos é quem influencia essa conduta discriminatória. Um sistema arcaico baseado nas aparências cuja finalidade é moldar as pessoas ao bel prazer de manipular suas ações...


A questão na maioria das vezes é autocritica


Você julga os outros pelo que sente em si mesmo. Quando deveria, antes de qualquer coisa, evitar comparações com valores preestabelecidos pela sociedade desde tempos remotos.


O que para Você pode ser absolutamente anormal, para outra pessoa, caracteriza a forma correta de ser. 


Acontece que o Sistema perante o qual nos expomos nos fez marionetes e nos induz a tirar conclusões precipitadas de tudo que ouvimos, vemos e sentimos.


É preciso entender que o Mundo evoluiu em todos os aspectos de sua tecnologia, ciência e movimentação. Mas, o Ser Humano continua preso a Valores nem sempre confiáveis ou absolutos.


A questão de gênero, por exemplo, advém da forma confusa como as pessoas analisam o comportamento do próximo. Acontece que a convivência em comum é algo que deve ser definido pelas partes envolvidas não pela sociedade das aparências.


O mesmo ocorre em relação ao estado social: pobre, rico ou remediado. Qual a importância da classificação se na essência todos fazem parte da mesma espécie?


A raça, cor e religião também são meios difusores de conflitos e preconceitos porque cada um se acha suficientemente dono da sua verdade e quer que os outros se submetam à essa definição de certo e errado. 



Devido à essas múltiplas formas de comportamento criou-se a figura imaginária da Punição, representada sempre com pinceladas de julgamento, sofrimento e castigo.


É nesse ponto que o Ser Humano é falho e ignorante ao extremo porque, se acreditamos que existe uma Força Superior que rege o Universo, significa que entendemos que esse Universo é imenso e extrapola os limites da Galáxia onde o Planeta Terra gira em torno do Sol. 


Em sendo assim, por que transferir à Divindade que rege essas forças a capacidade de punir os infratores de Valores e Leis estabelecidas pelo próprio Homem? 


Essa transferência de autoridade faz com que charlatões se aproveitem da pobreza de espírito de muitos para angariarem respeito e reverência, com as quais submetem seus seguidores a práticas preconceituosas que causam malefícios terríveis à humanidade.



Há quem diga com todas as letras que o Pósconceito é pior que o Preconceito porque é consequência de uma análise egoísta.



Esse é mais um estímulo ao Preconceito, taxando-o de menos nocivo que o Pósconceito. 


Mas, vejamos o que vem a ser Pós-conceito


Dentre as regras do “pode” / “não pode” estabelecidas pela sociedade em geral, o Pósconceito aparece como uma forma de postergar uma opinião a respeito de algo que não se entende ainda.
 

Claro que o termo pode causar prós e contras de grupos específicos, mas, a ideia de Pósconceito é uma variação alternativa para quem não queira rejeitar de imediato algo que não conhece bem.
 

Se, depois de avaliar, se sentir à vontade para emitir a conclusão a que chegou, esse é o resultado de um Pósconceito. 


Na verdade a equivalência entre Pós e Preconceito está na facilidade de rejeição que a segunda opção oferece, enquanto Pósconceito requer conhecimento e averiguação... 


Se Préconceito é ruim, dizem que Pósconceito não o deixa de ser, porém, Você é quem deve optar por essa ou aquela forma de interpretar fatos novos ou tidos como anormais aos valores comuns à sociedade.


Cabe a Você escolher o método menos agressivo em relação aos hábitos, costumes e crenças que povoam nosso mundo.


Uma coisa é certa: Deus não castiga nem pune quem pensa diferente de Você ou da sociedade em geral. Deus tem muito mais o que fazer do que ficar fiscalizando pessoas às quais concedeu a razão para escolher o que melhor lhes pareça favorável.
 


Você escolhe: ser Preconceituoso ou "Posconceituoso"...


Preconceito é medo de mudança, geralmente.
Pósconceito é avaliação de riscos...
Neutralidade é a acomodação ou aceitação...ou indiferença!

Em síntese:


Viva e deixe os outros viverem; afinal, é um direito de cada um escolher o próprio caminho, desde que os limites de liberdade sejam respeitados entre as partes. O que interessa é que os conflitos sejam minimizados e a espécie humana Viva em Paz!
 


Pense nisso… e seja Você mesmo, antes de tudo.

Não interprete erroneamente as atitudes de quem quer que seja nem julgue pelas aparências.

Agradeço a sua agradável companhia, Seja Feliz, Tenha Coragem e busque sempre

“Uma Razão A+ para Acreditar na Vida”

004-Salzburg-AT, 15.5.2020



2 comentários:

  1. Eu considero o preconceito muito importante.
    Só não posso me prender unicamente a ele.
    Exemplo:
    Voltando para casa à noite vejo dois homens em uma rua e dois homens na outra.
    Uns estão com a bíblia, me parece evangélicos.
    Outros estão em atitude suspeita.
    Pelo sim pelo não prefiro ir pela rua dos evangélicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E importante distinguirmos o preconceito do bom senso por desenvolver o pensamento crítico.

      Excluir

About me

Papicher 2014©. Tecnologia do Blogger.