Uso da Tecnologia - (Victor Garcia Preto)



Sobre o Autor: 
Victor Garcia Preto   
Formado em Ciências Contábeis. 29 anos, Resido Ribeirão Preto.  Tenho um perfil de textos no Instagram: @textosinceros. Segue lá.

             


Sem dúvidas os avanços tecnológicos nas últimas décadas são absurdos. É inegável como atualmente podemos usufruir de inúmeros recursos.

A grande questão está em indagar quais vantagens de fato desse avanço.

Por mais que esses recursos sejam úteis, práticos e até bem aproveitados em alguns momentos, em geral, o indivíduo não consegue conviver com a era digital, em um mundo que ainda é físico e material.

As pessoas possuem a ferramenta, mas estão longe de usá -las da melhor maneira possível.

Em geral há preguiça, desorganização, irresponsabilidade e esquecimento. Seja um ou mais desses adjetivos juntos. A quantidade de e-mails, whatsapp, ligações e outros recursos não respondidos beira o absurdo.

Se no passado alguns procedimentos eram demorados e exigiam paciência, nos tempos atuais, as pessoas se acostumaram com o imediatismo, o instantâneo. As pessoas não conseguem responder minimamente redes sociais, principalmente Whatsapp.

Na era digital a impressão é que de tudo precisa acontecer de modo instantâneo. Não se para para pensar, respirar, refletir. Não se ouve áudios com mais de quinze segundos.

Em alguns momentos é necessário explicar o contexto e não simplesmente uma frase resumida. Áudios de um minuto ou dois em alguns momentos não são absurdos. Alguém pode argumentar que nesse caso seria melhor ou deveria fazer uma ligação.


No entanto o áudio pode ser mais prático para o emissor e possibilita o interlocutor ouvir quando quiser e puder.

As pessoas podem perder um final de semana inteiro maratonando uma série ou assistindo a filmes. No entanto, não podem parar a vida para ouvirem um áudio de um minuto.

Outro problema é dar atenção apenas ao que julgam importante. Negligenciado informações e conversas.

A falta de responsabilidade de se conectar e agir em conversas importantes nas redes sociais, principalmente de Whatsapp, é absurda, causando inclusive, problemas a essa pessoa, mas não percebe.

O descaso nas respostas gera problemas. Pessoais e profissionais. Como sempre digo: "A terceira guerra mundial acontecerá porque alguém não respondeu no whatsapp".

O comodismo tornou a todos mais preguiçosos. Mais confortáveis e com menor disposição ao esforço. Seja para se organizar ou simplesmente canalizar os recursos em condições importantes.

A pressa, impaciência e até mesmo a preguiça é danosa em vários aspectos. Se não se ouve áudio de mais de vinte segundos, vídeos em arquivo de mais de um minuto e quando com muita paciência, vídeo até dez minutos YouTube. Com essas condutas, se perder a possibilidade do aprendizado. Quem é capaz de assistir- ainda que parcelado - um vídeo de uma hora? Ainda que passe absurdo necessário conhecimento. 

Esse contexto provoca alienação. A informação está para todos, mas todos realmente adquirem conhecimento.

As desculpas, quando ocorrem, são as mais diversas possíveis. Alguns querem provar - até para si mesmos - que estão imunes a sociedade alienada na tecnologia. Na maioria das vezes serve apenas como desculpa para não usar corretamente as redes sociais e os recursos tecnológicos. São explicações que não funcionam, que não causam efeito. Usam na hora errada, de modo errado, de forma equivocada. Por isso os resultados sempre são ruins.

Evidentemente é preciso constar que não há tempo para responder algumas coisas, e não é possível estar disponível no mundo virtual o tempo todo e é preciso priorizar e selecionar o tempo e energia. Contudo, a incapacidade de utilizar os recursos disponíveis é absurda.

A evolução humana não consiste apenas nos avanços técnicos, científicos, e de tecnologia. É preciso também saber se relacionar com essas mesmas tecnologias.

Nenhum comentário

About me

Papicher 2014©. Tecnologia do Blogger.