Falta de observação: a intuição é importante, porém não deve ser confundida


Texto por Victor Garcia

O ser humano perde muitas oportunidades na vida por não observar o mundo a sua volta. Oportunidades profissionais, pessoais, de evitar problemas. Muitas dúvidas seriam observadas com um pouco mais de atenção, análise, reflexão e intuição. Evitaria o ciclo vicioso de observar sempre os mesmos erros. A observação também requer calma, saber momentos de ouvir e falar, de agir ou não. Não associo tais atitudes com o fato da Pessoa ser muito ou pouco comunicativa, extrovertida, tímida e afins. Está ligado mais a um processo interno do que externo.

A intuição é importante, porém não deve ser confundida com especulação, conclusões precipitadas, formulação descabida de conceitos, elementos impulsivos. "Colocar minhocas na cabeça ", "procurar pelo em ovo", não são virtudes positivas, e não devem ser confundidas com a intuição da observação. Não sou eu o guru que encontrou o caminho das pedras para tal ação, no entanto é nítido que a falta de capacidade de constatar o óbvio, provoca problemas que poderiam e deveriam ser evitados. E poderia facilitar uma série de processos das mais diversas vertentes da vida humana.

É preciso enxergar nas entrelinhas, além das aparências, da embalagem. Parece banal dizer que nem tudo é o que parece. Seria, se não fosse pelo fato de tantas pessoas assim enxergarem. No mundo atual aumentou a necessidade das pessoas maquiarem a realidade, criando uma imagem idealizada de tudo, inclusive da própria vida.

A compreensão da observação não requer elementos sobrenaturais, é um esforço pessoal, incluindo o autoconhecimento. Um pouco de atenção. Não está diretamente associado a idade, faixa etária, grau de instrução e muito menos poder aquisitivo. Se trata de um aspecto conectado a elementos intangíveis e muitas vezes a maneira com que com que se assimila e filtra as experiências da vida.

Como sempre digo, o estudo/conhecimento não está associado a sabedoria. Existe uma grande diferença. O ideal, sem dúvidas, seria a União dos dois elementos, seja no aspecto abordado nessa crônica, seja quem qualquer situação da vida.


Se choveu na nascente, é provável ocorrer trompa d'água, se o chão está úmido, aumentar o risco de escorregar. Em todas as áreas, aspectos e tendências é possível se prevenir. Embora a virtude da observação vá muito além de conclusões lógicas, tendo evidente conexão.

Uma frase encontrada na Internet, cujo o autor desconheço, diz "os inteligentes aprendem com os próprios erros, os sábios ao observar os erros dos outros e os estúpidos nunca aprendem". Creio que a seguinte frase cair como uma luva nas ideias apresentadas aqui. Espero ser no mínimo uma pessoa inteligente.



Sobre o Autor: 
Victor Garcia Preto   
Formado em Ciências Contábeis. 29 anos, Resido Ribeirão Preto.  Tenho um perfil de textos no Instagram: @textosinceros. Segue lá.

             

Nenhum comentário

About me

Papicher 2014©. Tecnologia do Blogger.